GALERIA DA VELHA GUARDA

FESTA DA VELHA GUARDA DO ARRASTÃO DE CASCADURA
____________________________________________________________________


A Festa da Galeria da Velha Guarda do Arrastão de Cascadura que estava marcada para o dia 06/04 foi adiada para o dia 12 de Outubro.



ENTREVISTA COM O Sr. PÉRICLES NO SITE SETOR 1
____________________________________________________________________






“O Sr. Péricles foi o meu braço direito, e o esquerdo também, na reta final dos preparativos para o Carnaval deste ano. Ele me acompanhou em todos, sem nada reclamar” (Ricardo Neto, ex-carnavalesco do Arrastão de Cascadura).

“Ele é da Velha Guarda, da secretaria e toma conta de nossa quadra. Aliás, esse ano foi ele quem organizou a Velha Guarda, que desfilou muito bonita. Graças a Deus temos o Sr. Péricles por perto, porque a gente pode contar com ele para tudo “
(Armênio Erthal, ex-diretor de Carnaval do Arrastão de Cascadura).

Informado de que seria homenageado pelos colegas de agremiação, Péricles Passos, ou simplesmente Sr. Péricles, disse ser um dos fundadores do Arrastão de Cascadura. A partir de então, pipocaram lembranças sobre a história da escola.
"No papel, a agremiação foi criada por 12 pessoas, mas sei que houve mais colaboradores. Primeiramente, nossas cores eram o vermelho e o preto. Quando percebemos que elas não estavam agradando, convocamos a diretoria para a escolha de novas cores, e assim, em 76, concordamos com o verde e o branco _ contou ele, lembrando que o nome da escola surgiu em virtude de um bloco de sujo que havia na região, chamado Unidos do Arrastão".

De acordo com Sr. Péricles, a vice-presidência da Velha Guarda foi um desafio herdado da gestão do presidente Lestocq, anterior a Sidney Calixto.
"Ele me pediu que montasse a Velha Guarda com pessoas que representassem a raiz da escola. Então, procurei pessoas do meu tempo e montei a ala, que hoje é constituída por 22 pessoas" disse.

Sr. Péricles informou ainda que o Arrastão de Cascadura chegou ao 1º Grupo com apenas oito anos de existência. Segundo ele, já no primeiro Carnaval, a agremiação fundada em abril de 73 cogitava desfilar no 3º Grupo, o que fora possível graças ao fim da Unidos da Boca do Mato. O resultado foi o 3º lugar.

Afastado da escola por 17 anos, devido ao fato de não concordar com a política adotada por dirigentes passados, demonstrou confiança na atual gestão.
"Isso aqui representa muito para mim. Foi aqui que tudo começou, é a minha vida. Voltei há três anos, pois o Arrastão tornou a tomar o rumo certo e grande parte disso devemos ao Calixto (Sidney, o presidente)" ressaltou Sr. Péricles, comentando que a direção da escola inclusive entrou em contato com Zezé Motta, que foi enredo do Arrastão em 89. "A Zezé nos deu um Estandarte de Ouro. Ela sempre vinha à nossa quadra e parece que voltará a nos prestigiar, apesar de ainda não termos nenhuma resposta concreta" concluiu.